Militância Política e Luta Armada no Brasil: as entrevistas no acervo do AEL

Enviado por difusao em

[ATUALIZADO]

Dia 8 de maio, próxima quarta-feira às 14h, o AEL realizará com o apoio da Coordenação de Extensão do IFCH o seminário virtual ‘Militância política e luta armada no Brasil: as entrevistas no acervo do AEL’. O objetivo da mesa é divulgar a coleção homônoma do AEL que contém entrevistas com militantes da luta armada, líderes estudantis e exilados atuantes na resistência à Ditadura Civil-Militar de 1964, realizadas por acadêmicos do IFCH entre 1985 a 2006: Denise Rollemberg, Jean Sales, Marcelo Ridenti e Mário Medeiros.

 

Denise Rollemberg é Professora Titular de História Contemporânea na UFF. Autora, entre outros, dos livros ‘Valquírias: memórias da resistência alemã ao nazismo’, ‘História e memória das ditaduras do século XX’ e ‘O apoio de Cuba à luta armada no Brasil’.

Jean Sales é Professor Associado do Departamento de História da UFRRJ. Autor dos livros ‘Entre a Revolução e a Institucionalização: Uma História do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)’, ‘Guerrilha e revolução: A luta armada contra a ditadura militar no Brasil (org.)’ e ‘A Luta Armada Contra a Ditadura Militar: A Esquerda Brasileira e a Influência da Revolução Cubana’, dentre outras obras.

Marcelo Ridenti é Professor Titular do Departamento de Sociologia da UNICAMP e ex-Diretor do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL/IFCH/UNICAMP). Autor de ‘Arrigo’,‘ Em busca do povo brasileiro’, ‘Brasilidade revolucionária – um século de cultura e política’, ‘O fantasma da revolução brasileira’, dentre outros.

Mário Medeiros é Professor do Departamento de Sociologia da UNICAMP e Diretor do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL/IFCH/UNICAMP). Autor, dentre outras, das obras “A descoberta do Insólito: literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2000)” ‘Numa esquina do mundo’ e “Os escritores da guerrilha urbana: literatura de testemunho, ambivalência e transição política (1977-1984)”.

Imagem
Data