O projeto AEL Digit@l - em andamento desde fevereiro de 2011 - visa preservar e a ampliar as possibilidades de acesso e pesquisa em seu acervo. O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ao viabilizar a criação de um Laboratório de Digitalização no AEL e de infraestrutura básica para o armazenamento dos documentos digitalizados (Arquivo Edgard Leuenroth: Digitalização e acesso on-line visando a preservação e a ampliação das possibilidades de informação e pesquisa em seu acervo, Processo número 2009/54934-9).
O AEL Digit@l permite, mediante cadastro, acessar e fazer downloads de documentos digitalizados, entretanto, parte dos documentos digitalizados não estão disponíveis por questões legais ou por estarem em processamento técnico. Estes podem ser acessados exclusivamente na sede do AEL.
Por orientação da Procuradoria Geral da Universidade (Despacho PF n. 4891/2011 - Parecer PF n. 1979/2011 - Registro PG n. 14.587) informamos que as atividades do AEL são restritas ao acesso à documentação que custodia e não à autorização de uso da imagem produzida a partir do processo de digitalização. Qualquer pessoa pode reproduzir documentos do acervo do AEL Digit@l para fins acadêmicos, porém, caso haja uso indevido da reprodução, o mesmo será responsabilizado.
Orientações gerais:
- Faça o cadastro e mantenha-o atualizado. Cadastros incompletos ou inconsistentes podem ser excluídos pelo administrador do AEL Digit@l. A identificação completa no cadastro do usuário é fundamental para garantir a correta identificação dos pesquisadores e a estatística de uso dos documentos digitalizados;
- Recomendamos que, antes de consultar os documentos digitalizados, utilize as ferramentas de pesquisa do AEL;
- Alguns documentos do Arquivo encontram-se no AEL Digit@l, mas sugerimos também a consulta no acervo digital da Fundação Biblioteca Nacional;
- Os documentos disponíveis no AEL Digit@l estão em baixa resolução para facilitar o seu download; os de alta resolução poderão ser acessados e reproduzidos somente nas dependências do AEL mediante preenchimento e assinatura termo de "Solicitação de Autorização para a Reprodução de Documentos do AEL"
- Por questões de segurança alguns documentos do AEL Digit@l poderão ficar indisponíveis durante finais de semana prolongados e recessos acadêmicos.
Relação dos conjuntos documentais disponíveis para download:
- Archives of the Feltrinelli Institute - Totalmente digitalizado.
- Brasil Nunca Mais - Totalmente digitalizado.
- Carioba - Totalmente digitalizado.
- Comitê Brasileiro pela Anistia - Documentos textuais totalmente digitalizados.
- Curtume Brasil - Totalmente digitalizado.
- Edgard Leuenroth - Jornais, folhetos, cartões postais e fotografias totalmente digitalizados
- Francisco Gaona - Totalmente digitalizado.
- Fundación Pluma - Documentos textuais parcialmente digitalizados.
- História do Juqueri - Fotografias totalmente digitalizadas.
- IBOPE - Parcialmente digitalizados. Aproximadamente 90% do total Inventariado.
- Internacional Comunista - Totalmente digitalizado.
- Interviews Collection by Robert J. Alexander Papers - Totalmente digitalizado.
- Maurício de Lacerda - Totalmente digitalizado.
- Periódicos - Parcialmente digitalizados a partir de microfilmes (MR).
- Peter Eisenberg - Microfilmes parcialmente digitalizados.
- Voz da Unidade - Fotografias totalmente digitalizadas.
Consulte a descrição detalhada dos conjuntos documentais no ReDiSAP.
Para informações sobre outros conjuntos documentais entre em contato pelo e-mail: aeldigit@unicamp.br