Equipe

Direção Acadêmica

Tem como responsabilidade a elaboração, desenvolvimento e divulgação de pesquisas de cunho acadêmico, individuais e coletivas, conforme as linhas temáticas gerais do Arquivo, abrangendo investigações com fontes escritas, iconográficas, sonoras e audiovisuais, em parceria com programas de pós-graduação, centros de pesquisa e iniciativas de investigação em nível de graduação, dentro e fora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Também coordena as atividades do Conselho Diretivo do AEL, estimula o intercâmbio com instituições congêneres, estabelece políticas de publicações institucionais, organiza eventos acadêmicos, empenha-se na captação de novos acervos, prospecta fontes de recursos financeiros e representa o AEL junto a outros órgãos dentro e fora da Unicamp.

Coordenação de Serviços

O Coordenador de Serviços (representado por um funcionário técnico-administrativo do IFCH) tem como responsabilidade elaborar, planejar e gerenciar as atividades técnicas e administrativas do AEL em conjunto com a Secretaria Administrativa, as Seções Técnicas e o Apoio à Informática. Também organiza eventos, desenvolve projetos, empenha-se na captação de novos acervos, prospecta fontes de recursos financeiros, representa o AEL quando designado pela Direção Acadêmica e propõe políticas e diretrizes técnicas gerais ao Conselho Diretivo.

  • Coordenador: Humberto Celeste Innarelli

Secretaria:
Márcia Simone Vicente
Cleodice Alves Barros da Silva

Bolsistas SAE:
Anne Elise dos Santos Prates
Érica Santana Santos
Felipe Augusto Da Silva
Gabriel Brise
Gabriel de Matos Dolce
Gabriel Gilberto Lopes de Oliveira
Ingrid Almeida Aragão
Isabelli Titonelli Da Cruz
Jamile Dias Pereira da Silva
Lívia Alves dos Santos
Michelle Fernandes Miguel
Nicollas Douglas de Souza Pereira
Thiago Marcelo Mosna

EQUIPE TÉCNICA

Seção de Preservação e Difusão

A Seção de Preservação e Difusão tem como objetivo delinear Políticas de Preservação e Conservação para prolongar a integridade física e conservar, através de tratamentos especializados, os acervos do Arquivo Edgard Leuenroth – Centro de Pesquisa e Documentação Social. Com a implantação do Laboratório de Restauração em 2010, a seção conta com a infraestrutura necessária e adequada para a realização dos trabalhos de conservação e restauração dos documentos do AEL. Nesse sentido, monitora e faz o controle ambiental da área de guarda dos acervos e tem papel fundamental no recebimento de novas incorporações. A Difusão tem a missão de difundir e divulgar a instituição e as temáticas do acervo do AEL. Realiza exposições, visitas monitoradas e virtuais, elabora, cria e gerencia as ferramentas na web. Além de participar na elaboração de publicações, faz também a curadoria de imagens do acervo; é responsável pelas atividades de extensão do AEL e pela comunicação com o público em geral.

  • Supervisão: Castorina Augusta Madureira de Camargo 

Equipe:
Joana Bernadete de Campos
Maria Dutra de Lima
Marina Rebelo Tavares
Noêmia Hasum Bezai Soares
Valéria Jaques de Souza

Seção de Tratamento da Informação e Apoio à Pesquisa

Tem como objetivo preparar tecnicamente e disponibilizar para consulta, in loco e online, os conjuntos documentais pertencentes ao acervo do AEL, em variada tipologia, valendo-se para tanto das técnicas e ferramentas arquivísticas e biblioteconômicas. Como depositário de documentos únicos e em diversos suportes, o Apoio à Pesquisa auxilia o usuário na localização da informação desejada (instrumentos de pesquisa, repositórios etc) e no acesso aos documentos na Sala de Pesquisa do AEL e remotamente.

  • Supervisão: Marcos Vinícius Lopes

Equipe:
Danielle Dantas de Sousa
Fernanda Ferreira Figueiredo
Lívia Cristina Corrêa
Luiz Fernando Hirayama
Sandra Aparecida Pereira
Silvia Rosana Modena Martini 
Tamy Aoki

Célula de Processamento de Informações Digitais

Atua no apoio e suporte técnico, na manutenção de equipamentos, na pesquisa de novas tecnologias e na atualização do parque tecnológico do AEL. Também colabora na definição de políticas e diretrizes de acesso, gestão e preservação dos documentos digitais e digitalizados do arquivo.

  • Gestor (Líder) Local de Processos / Projetos: Michel Araújo de Andrade

Equipe:
Emerson Luis Marques da Costa

Fale  Conosco!