Duarte Pacheco Pereira

Duarte Brasil Lago Pacheco Pereira (1939-2021) foi um militante de esquerda, professor e jornalista nascido em Santo Amaro da Purificação, Bahia. Formado em Ciências Jurídicas, iniciou sua atividade política no movimento estudantil baiano, chegando a ser vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1963. Foi um dos fundadores do movimento revolucionário Ação Popular (AP) em 1962, assumindo a direção nacional da organização entre 1965 e 1973. Em São Paulo, atuou também como professor universitário e jornalista, sendo que, no final dos anos de 1960, vinculou-se ao movimento operário em Osasco. Publicou importantes obras, entre elas: ABC do entreguismo: o capital estrangeiro no Brasil e Um perfil da classe operária e China: cinqüenta anos de República Popular. Elaborou diversos artigos e ensaios, foi criador da revista Realidade, colaborador da Veja e do jornal Movimento. O conjunto é constituído por documentos oficiais da AP, como resoluções nacionais, declarações de encontros, resoluções políticas e diretivas, textos para debates e jornais da organização; documentos do movimento estudantil, do PCdoB, do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) e de outras organizações de esquerda que o jornalista reuniu durante a sua militância política. Inclui também livros, folhetos e periódicos. Data(s): 1962-1980. Dimensão e suporte: 96 documentos textuais, 18 artigos de jornal, 30 livros, 102 folhetos, 24 títulos de periódicos, 1 trabalho acadêmico, 2 fotografias, 1 fita de vídeo, 1 fita de som e 1 documento tridimensional.

Descrição detalhada: ReDiSAP