Elisabeth Souza Lobo

Elisabeth de Souza Lobo Garcia (1943-1991) foi uma feminista, professora e socióloga nascida em  Porto Alegre, Rio Grande do Sul, autora de diversas obras e artigos relacionados a questões como divisão sexual do trabalho, trabalho feminino e relações de gênero na sociedade capitalista. Graduou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1965. Residiu em Paris entre os anos de 1967 e 1969, onde acompanhou os seminários de Lucien Goldmann e de Louis Althusser. Atuou como docente de metodologia das Ciências Sociais na Escola de Estudos Econômicos Latino-Americanos (ESCOLATINA) do Chile, de 1970 à 1973. Lecionou nos departamentos de Sociologia e Ciências Políticas da Universidade de Paris VIII, onde também defendeu sua tese de doutoramento, em 1979. Trabalhou como docente em renomadas universidades brasileiras. Publicou uma biografia da anarquista lituana Emma Goldman (1869-1940), no ano de 1983, e A classe operária tem dois sexos, em 1991. O conjunto contém documentos relativos à sua atuação na área de estudos feministas e enquanto docente e pesquisadora de  diversas instituições brasileiras, incluindo atividades administrativas. É constituído por textos, projetos de pesquisa, trabalhos acadêmicos, relatórios, contratos de trabalho, atas de reuniões, correspondência, além de livros, folhetos e periódicos. Data(s): 1967-1991. Dimensão e suporte: 295 pastas de documentação textual, 52 livros, 85 folhetos, 89 periódicos, 24 trabalhos acadêmicos, 23 cartazes e 1 fotografia.