Fernando Sánchez

Fernando Sanchéz (1943-1977), também conhecido como “El Cura”, foi um militante político argentino, participante da organização Política Obrera (PO), de matriz trotskista. Estudou na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires (UBA) e, posteriormente, instalou-se na cidade de La Plata para construir a regional do partido. Em 1º de maio de 1975, enquanto chefiava uma delegação de solidariedade à greve dos metalúrgicos de Villa Constitución, foi detido e permaneceu meses preso no presídio Coronda. Após o golpe de estado do ditador Jorge Rafael Videla Redondo no início de 1976, passou a atuar na clandestinidade. Em 23 de setembro de 1977, foi detido novamente e mantido em cativeiro junto a outro companheiro militante, Gustavo Grassi (“Mondragón”). Ambos foram levados, primeiramente, ao Club Atlético e depois para a Escuela de Mecánica de la Armada (ESMA), conhecidos centros clandestinos de detenção e tortura durante a ditadura argentina. Apesar das inúmeras representações de seus familiares e da Política Obrera, os habeas corpus apresentados foram sistematicamente rejeitados. Ambos permanecem desaparecidos. A coleção é composta por recortes de jornais e revistas que retratam o movimento de trabalhadores, com predominância dos países da América Latina, folhetos de organizações de esquerda e publicações periódicas, em sua maioria da década de 1980. Data(s): [1970-1985] (com lacunas). Dimensão e suporte: 48 títulos de periódicos, 16 caixas-arquivo e 3 pastas em grande formato de documentação não avaliada.