​​​​​​​Gilberto Mathias

Gilberto Mathias (1949-1987) foi professor universitário e militante de esquerda, nascido em São Paulo. Ainda jovem, iniciou sua participação política no Partido Operário Comunista (POC), onde dirigiu as atividades de divulgação e imprensa junto ao setor operário, além de ter sido diretor regional do POC-São Paulo. Era aluno da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP) quando entrou para a clandestinidade em junho de 1969, seguindo para Paris no mesmo ano, onde viveu até sua morte. Cursou Sociologia na Universidade de Paris VIII e lecionou Economia na Universidade de Paris-I. Em 1974, tornou-se colaborador da revista francesa Critiques de l’Économie Politique, inicialmente com o pseudônimo de Fernandes, e publicou também em diversas revistas latino-americanas. O conjunto reúne documentos das organizações de esquerda às quais Gilberto Mathias esteve ligado e que atuaram na clandestinidade no Brasil, no período entre 1960 e 1975. Contém comunicados, textos e publicações mimeografadas, panfletos e correspondência destas organizações. Reúne também documentos relativos às campanhas internacionais de ajuda aos presos políticos, bem como periódicos das organizações e outros de temas afins. Data(s): 1960-1979 (período predominante). Dimensão e suporte: 24 pastas de documentação textual, 4 títulos de periódicos e 1 cartaz.