Hélio Vianna

Hélio Viana (1908-1973) foi um jornalista, professor e historiador brasileiro, autor de diversas obras clássicas da historiografia nacional e primeiro catedrático de História do Brasil da Faculdade Nacional de Filosofia da antiga Universidade do Brasil, em 1939. Graduou-se pela Faculdade de Direito da então Universidade do Rio de Janeiro, em 1932. Enquanto estudante, envolveu-se com os ideais integralistas de Plínio Salgado, fazendo parte da “ala intelectual” da Ação Integralista Brasileira (AIB). Em 1934, passou a lecionar História do Brasil nos cursos promovidos pelo Departamento de Doutrina da Província da Guanabara da AIB. Com a implantação do Estado Novo em 1937, afastou-se da atividade militante e passou a dedicar-se exclusivamente à prática docente e à pesquisa histórica. Assumiu também a cátedra de História da América na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1941; graduou-se pela Faculdade Nacional de Filosofia em 1946; foi membro da Comissão de Estudos de Textos da História do Brasil do Ministério das Relações Exteriores, da Comissão Diretora de Publicações da Biblioteca do Exército e da Academia Portuguesa de História. O conjunto é composto, principalmente, por documentos relativos à atuação de Hélio Viana enquanto historiador e catedrático da Universidade do Brasil, incluindo atividades administrativas e acadêmicas. Também agrega material de pesquisa como manuscritos, recortes de jornais, anotações de leitura e fichamentos, todos privilegiando temas como História do Brasil (Colônia e Império), literatura, diplomacia e turismo. Data(s): 1932-1983 (predominante 1936-1955). Dimensão e suporte: 10 pacotes contendo folhetos, manuscritos e recortes de jornais, 143 fotografias e 51 títulos de periódicos.