Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco

O Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco (LAOP) foi inaugurado em 1880, em Recife, como sucessor da Escola de Ofícios (1836), e mantido pela Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais de Pernambuco.  Assim como os outros Liceus que surgiram no Brasil, o intuito era preparar mão de obra para suprir as demandas da industrialização. A instituição ministrava aulas de desenho, arquitetura, aritmética e primeiras letras. A partir de 1961, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) assumiu a direção e o patrimônio do LAOP, com a condição de manter o ensino e criar novos cursos profissionais. A instituição foi renomeada para Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios e passou a funcionar em outro prédio. A coleção é constituída por cópias em microfilme de uma parte dos documentos que registram as atividades de rotina da instituição, tais como: atas gerais das assembleias, do conselho administrativo e da congregação; livros caixa, contas, matrícula, ponto dos professores, balancetes, balanço e borrão de oficinas. Traz ainda o Catálogo da Biblioteca da Arcádia Dramática Julia de Sant’Anna, diários, ofícios, prestação de contas, razão social, registro do movimento das oficinas, relatórios, termos, e demais documentos administrativos. Data(s): 1850-1955. Dimensão e suporte: 21 rolos de microfilme.