Maria Isabel Baltar da Rocha Rodrigues

Maria Isabel Baltar da Rocha Rodrigues (1947-2008) foi uma socióloga e militante feminista que, em sua focada atuação profissional e acadêmica, destacou-se com trabalhos sobre políticas populacionais, direitos reprodutivos e saúde da mulher trabalhadora, com especial atenção nas iniciativas em prol da descriminalização do aborto. Graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, concluiu o doutorado pela Universidade Estadual de Campinas, em 1992, com a tese Política Demográfica e Parlamento: debate e decisões sobre o controle da natalidade. Entre os anos de 1976 e 1995, atuou na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em diversas atividades direcionadas à política populacional, saúde pública e, principalmente, saúde da mulher. Na década de 1980, integrou o quadro funcional da Unicamp como pesquisadora do recém criado Núcleo de Estudos de População (Nepo), além de atuar como colaboradora da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep). Também fez parte de diversas entidades e grupos de pesquisa voltados para a defesa da saúde e direitos reprodutivos das mulheres no Brasil e no contexto latinoamericano. O conjunto é composto pela documentação produzida e acumulada por Maria Isabel Baltar da Rocha Rodrigues no decorrer de suas atividades acadêmicas e profissionais, com ênfase na sua atuação enquanto pesquisadora do Nepo da Unicamp. Contém livros, manuscritos e material jornalístico sobre temas relacionados ao trabalho feminino, descriminalização do aborto e direitos reprodutivos das mulheres. Data(s): [1982-2008];. Dimensão e suporte: 84 caixas-arquivo e 5 pastas em grande formato de documentação não avaliada.