Movimento Estudantil

A coleção Movimento Estudantil é resultado do projeto Fontes para a História do Movimento Estudantil Brasileiro de 1984, desenvolvido no interior do Arquivo Edgard Leuenroth, sob a coordenação do professor Marco Aurélio Garcia. Teve por objetivo captar fontes para a preservação e estudo da história do movimento estudantil no Brasil; deste modo, reuniu valiosa documentação de experiências estudantis dos anos 1970 e 1980, provenientes de vários estados e universidades. O conjunto é constituído de material advindo de doações avulsas de professores, estudantes, ex-militantes e organizações representativas de movimentos estudantis, tais como, diretórios centrais estudantis, centros acadêmicos, União Nacional dos Estudantes (UNE), entre outras. Reúne materiais da trajetória de luta, documentos do processo de reconstrução das entidades, da crise institucional na década de 1980, documentação acumulada por fundadores de tendências, o Arquivo de Reconstrução da UNE, registro oral de Congressos, depoimentos de militantes e uma significativa coleção de recortes de jornais dos anos 1960 a 1980. Data(s): 1960-1980. Dimensão e suporte: 176 cartazes, 336 fotografias, 630 negativos fotográficos, 17 livros, 67 fitas cassete, 7.172 recortes de jornais, 231 periódicos, 3 folhetos e 7 caixas-arquivo de documentação não avaliada.