Paulo Ottoni

Paulo Roberto Ottoni (1950-2007), nascido no distrito de Sousas, interior do estado de São Paulo, foi professor associado e titular do Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/Unicamp), atuando nas áreas de teoria, prática e ensino da tradução. Graduou-se em Linguística (1972-1977) e Ciências Sociais (1972-1979) pela Unicamp, e em Licenciatura em Francês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Oswaldo Cruz (1980-1984). Em 2000, concluiu seu Pós-Doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, na França. Entre os anos de 1997 e 2003, coordenou diversos projetos de pesquisa sobre leitura e tradução da obra do filósofo franco-argelino Jacques Derrida (1930-2004), na Unicamp. Nesse mesmo ano, recebeu o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz" pela Universidade. Além dos estudos em teoria e prática da tradução, Paulo Ottoni também destacou-se por sua militância no movimento homossexual, participando de grupos e buscando compreender a inserção dos homossexuais na sociedade. O conjunto documental reúne trabalhos acadêmicos sobre homossexualidade e prostituição masculina, gravações de entrevistas com michês e travestis na cidade de Campinas, documentos sobre assassinatos de homossexuais, cópias de processos criminais, material sobre o I Encontro Brasileiro de Homossexuais, artigos de jornais e revistas, correspondência, além de livros e periódicos sobre homossexualidade, literatura e cinema. Data(s): 1956-2003 (predominante 1965-1998). Dimensão e suporte: 1.095 documentos textuais, 86 documentos iconográficos (3 plantas, 51 cartazes, 15 ilustrações, 1 fotografia e 16 cartões postais), 19 documentos sonoros (fitas cassete), 474 livros, 85 folhetos e 99 títulos de periódicos.