Paulo Sérgio Pinheiro

Paulo Sergio de Moraes Sarmento Pinheiro (1944- ) é um reconhecido cientista político e diplomata brasileiro, que atualmente preside a Comissão Internacional de Investigação para a Síria da ONU. Foi professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp), além de idealizador e um dos fundadores do Arquivo Edgard Leuenroth. Em 1985, transferiu-se como docente para a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Nessa mesma universidade, assumiu a coordenação de pesquisa do Núcleo de Estudos da Violência, em 1987. Em 1983, junto de Severo Gomes, José Gregori, Fernando Millan, Fernando Gabeira e o padre Agostinho, fundou a Comissão Teotônio Vilela, grupo que promovia visitas a presídios e manicômios. Em 2003, foi indicado pelo então Secretário Geral da ONU, Kofi Annan, para elaborar um estudo minucioso sobre a violência contra crianças no planeta. Foi Secretário Especial dos Direitos Humanos na presidência de Fernando Henrique Cardoso e relator das versões do Programa Nacional de Direitos Humanos em 1996, 2002 e 2009. Além disso, foi nomeado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para representar a sociedade civil no Grupo de Trabalho da Comissão Nacional da Verdade, em 2010. O conjunto documental é constituído por documentos sobre temas de interesse e pesquisa de Paulo Sérgio Pinheiro (trabalho, direitos humanos, violência e democracia), livros, periódicos, artigos e relatórios para agências governamentais e organizações internacionais. Data(s): 1980-2010 (período predominante). Dimensão e suporte: 4.566 livros, 46 folhetos, 312 títulos de periódicos, 45 fitas de vídeo, 22 rolos de microfilme, além de 140 caixas-arquivo e 24 pastas em grande formato de documentação não avaliada (Reserva Técnica).