Antonio Arantes

Antonio Arantes Augusto Neto (1943- ), antropólogo graduado pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Antropologia Social pela mesma universidade, e doutor pelo King’s College sob orientação de Sir Edmund Leach, foi um dos fundadores do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Além de sua ampla e produtiva trajetória acadêmica,  presidiu o CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), o CONDEPACC (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Foi, ainda, Secretário-geral da Associação Latino Americana de Antropologia (ALA) e Vice-Presidente do Comitê Científico do ICOMOS sobre Patrimônio Cultural Intangível. Colaborou com a UNESCO na elaboração e implementação da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível. Recebeu a medalha Roquette Pinto (ABA) por sua contribuição à antropologia brasileira, além da medalha Mário de Andrade (IPHAN) e homenagens do Centro Cultural Cartola e da Assembleia Legislativa de São Paulo por suas contribuições e dedicação em defesa do patrimônio cultural. O conjunto é constituído por documentos textuais e iconográficos reunidos no desenvolver dos projetos desenvolvidos por Arantes, além de uma vasta coleção de folhetos de cordel, matrizes e entrevistas com poetas, xilogravadores e editores. Data(s): 1973-2011. Dimensão e suporte: 25 caixas-arquivo de documentação textual, com mais de 1.000 folhetos de cordel, além de manuscritos, correspondências, relatórios e documentos técnicos, jornais e periódicos, guias, cartazes, panfletos, desenhos, mapas e plantas, 3 caixas-arquivo de fotografias, 4 caixas-arquivo de materiais audiovisuais, 48 videos cassetes, 29 CD-ROMs, 14 DVDs, 20 MiniDiscs, 14 fitas VHS, 12 rolos de fita de áudio, 3 Compact Videocassetes e 43 matrizes xilográficas.