Azoilda Trindade

Azoilda Loretto da Trindade (1957-2015) foi uma intelectual e educadora feminista e negra, dedicou-se a teorias e práticas no campo da educação antirracista. Nascida no Rio de Janeiro, Azoilda Trindade teve sua vida voltada para pensar teorias e práticas que contribuíssem para um cotidiano escolar que abraçasse todas as singularidades. Enquanto intelectual de uma educação antirracista, elaborou projetos, textos e livros e, como militante, teve uma vida repleta de atuações de suma importância para a história do movimento negro, como a importante Lei Federal 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história afro-brasileira nas escolas. Atuou como supervisora educacional na Prefeitura do Rio de Janeiro, professora da Universidade Estácio de Sá e do Conservatório Brasileiro de Música, além de coordenadora da Instituição Projeto Diálogo entre Povos e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Identidades e Alteridades: Diferenças e Desigualdades na Educação. Foi consultora no Programa Salto para o Futuro do Canal Futura, da TVE  e do UNICEF, na função de Coordenadora Pedagógica do Projeto “A Cor da Cultura”. Azoilda Trindade faleceu em setembro de 2015. O conjunto é constituído por documentos textuais, livros didáticos e periódicos, destacando-se as produções de “A Cor da Cultura”, em que se encontram materiais audiovisuais, ações culturais e educativas visando práticas positivas e de reconhecimento e preservação das culturas afro-brasileiras. Data(s): [1982-2015]. Dimensão e suporte: 126 caixas-arquivo de documentação textual, livros e periódicos, cartazes, quadros, fotografias, 9 caixas-arquivo de materiais audiovisuais, CD’s, DVD’s e objetos tridimensionais.