Instituto Gallup de Opinião Pública

Fundado em 1935 nos Estados Unidos pelo estatístico George Gallup como AIPO - American Institute of Public Opinion (Instituto Americano de Opinião Pública), o Instituto Gallup foi precursor nas pesquisas de opinião pelo método de pesquisa por amostragem, ganhando reconhecimento por suas previsões na pesquisa eleitoral norte-americana. Já em 1948, o Instituto estava presente em diversos países, chegando ao Brasil em 1967. Conhecido originalmente por suas pesquisas de opinião pública conduzidas internacionalmente, a partir da década de 80, a Gallup Organization passa a focar no oferecimento de análises e consultorias para empresas do setor privado. No Brasil, o Instituto se destaca pela pesquisa eleitoral para a eleição presidencial conduzida em 1989, primeira eleição direta para presidente após 21 anos de regime autoritário. Em 1997, o Instituto deixou de existir. Doado pelo filósofo, pesquisador e professor Carlos Eduardo Meirelles Matheus, fundador do Instituto Gallup de Opinião Pública no Brasil, o conjunto é constituído pelas pesquisas produzidas pelo Instituto a partir de seu estabelecimento no Brasil em 1967 e se destaca pelas pesquisas realizadas no contexto do processo de redemocratização no Brasil a partir da opinião pública.  Data(s): [1967-1997]. Dimensão e suporte: 228 caixas-arquivo de documentação textual.