Conselho Universitário da Unicamp (Consu) aprova título de Doutor Honoris Causa para Racionais MC’s.

Enviado por difusao em

A data para a entrega da honraria ainda não foi definida, mas ela já expressa um grande marco na história da Unicamp. Uma das últimas a implementar cotas raciais no Brasil (2017), a universidade tem mostrado vitalidade na inclusão das pautas da comunidade negra. O AEL têm se mostrado um pólo importante nesse processo ao abrigar mais de 15 acervos voltados à temática negra (projetos Clubes Negros e AfroMemória), além de ter incorporado o 1º acervo de Hip Hop do país.

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), primeiro instituto da Unicamp a implementar cotas em seus processos seletivos, foi vanguarda na criação da linha de pesquisa Hip-hop em Trânsito que movimentou a universidade com a criação da disciplina Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro, lecionada por Jaqueline Lima Santos, que trouxe o grupo para uma aula aberta de onde a idéia surgiu. “Foi emocionante a presença do grupo em novembro de 2022 na Unicamp. Estudantes negros e negras, ativistas e intelectuais reunidos no Centro de Convenções discutindo o racismo, discutindo o Brasil”.

Abraçado unanimemente pela comunidade do IFCH que o propôs ao Consu, essa foi a primeira vez que tal honraria tem o processo iniciado por discentes e funcionários da universidade.

O apoio e pareceres incontestes e de grande excelência de intelectuais da Unicamp e fora dela, especialmente os membros da comissão Sueli Carneiro, Mário Medeiros, Omar Ribeiro Thomaz e Ricardo Teperman, demonstram a urgência da luta do povo negro em ocupar o espaço universitário.

Para mais informações link do portal da Unicamp.