Sociedade Cultural Beneficente 28 de Setembro

A Sociedade Cultural e Beneficente 28 de Setembro foi fundada em 28 de setembro de 1945 por um grupo de 14 trabalhadores ferroviários da antiga companhia Estrada de Ferro Sorocabana e da Companhia Nacional de Estamparia (Cianê). A entidade surgiu com o intuito de promover atividades beneficentes, recreativas e culturais entre a população negra de Sorocaba, uma vez que outros clubes da cidade como o União Recreativo e o Sorocaba Clube não permitiam a entrada de negros, vindo, também, a ocupar um espaço como sucessora da representação local da Frente Negra Brasileira (FNB), a qual havia sido extinta após a instauração da ditadura do Estado Novo. Em 1978, com a reformulação de seu estatuto, surgiu a Escola de Samba 28 de Setembro que, através de seus enredos, passou a contar um pouco da participação do negro na história do país. No ano seguinte, foi instalado na sede social da Sociedade o Instituto de Cultura Afro-Brasileira (ICAB), ali permanecendo até 1992, quando foi transformado em órgão complementar da atual Universidade de Sorocaba (Uniso), passando a denominar-se Núcleo de Cultura Afro-Brasileira (NUCAB). Ao longo de 71 anos, a associação tem atuado na defesa e valorização da cultura afro-brasileira e teve seu auge na década de 1970, com os lendários bailes black. O acervo compreende, em sua maior parte, documentos de gestão financeira e patrimonial, sendo possível encontrar alguns documentos provenientes de entidades vinculadas à Sociedade, como o Núcleo de Cultura Afro-Brasileira (Nucab), Escola de Samba 28 de Setembro e MOMUNES – Movimento De Mulheres Negras De Sorocaba. Data(s): 1954-2018 (com lacunas), s.d. Dimensão e suporte: 4.448 documentos: 4.303 textuais e 145 iconográficos (121 fotografias, 15 cartazes, 7 plantas, 1 álbum e 1 desenho).