Azis Simão

Azis Simão (1912-1990) foi um sociólogo de esquerda nascido em Bragança Paulista, São Paulo. Iniciou sua atuação como jornalista no movimento operário entre 1928 e 1929, via Federação Operária de São Paulo (Fosp) e União dos Trabalhadores Gráficos (UTG). Formou-se pela Escola de Farmácia, em 1932, e dois anos depois fundou a Escola Proletária Noturna, gratuita e aberta a todo trabalhador sindicalizado, onde também lecionou. No ano de 1939, ingressou na USP como aluno ouvinte da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, graduando-se no curso de Sociologia como aluno regular em 1950. Foi convidado para ser Auxiliar de Ensino e Pesquisa da mesma instituição no ano seguinte. Devido a sua deficiência visual, foi contratado somente em 1953 por lei especial do Governo do Estado aprovada pela Assembléia Legislativa. Tornou-se Livre-Docente pela FFLCH-USP em 1964 e professor titular, pela mesma faculdade, em 1973. De 1969 a 1982, ano de sua aposentadoria, desempenhou diversas funções administrativas na FFLCH-USP. O conjunto é constituído por gravações em fitas cassete com registros de leitura de livros, textos, resumos, artigos, exames de qualificação, dissertações, teses, relatórios e informações dos alunos. As obras bibliográficas enfocam a política de esquerda, em especial o anarquismo. Data(s): 1939-1982. Dimensão e suporte: 356 fitas cassete e 80 livros.

Descrição detalhada:  ReDiSAP