Centro de Estudos de Migrações Internacionais

O Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI),  reconhecido  pelo Conselho Universitário da Unicamp em junho de 1996, é um núcleo interdisciplinar de pesquisa comparativa sobre migrações internacionais e de debate sobre as temáticas de identidades, globalização, Estado-Nação e reconfigurações de cultura e política. O Cemi é parte da política de incentivo a núcleos temáticos de pesquisa no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, e desde janeiro de 1997 é núcleo de excelência do Pronex (Ministério da Ciência e Tecnologia/Finep). O conjunto documental contém projetos de pesquisas desenvolvidos pelo núcleo, relatórios, documentação administrativa, trabalhos de conclusão de cursos de professores que desenvolviam suas atividades no Cemi, recortes de jornais sobre temáticas relacionadas ao centro, cartazes, depoimentos, palestras, entrevistas, mini maratonas, eventos e seminários gravados em fitas de vídeo, cassetes e cd-rom. Data(s): [1996-201?]. Dimensão e suporte: 43 caixas-arquivo de documentação textual, 2 pastas de recortes de jornais, 35 VHS, 8 CD-ROM, 311 fitas cassetes, 23 disquetes, 1 microfilme. Há ainda cartazes, periódicos de grande formato e revistas em quantidade não avaliada.