Décio Stuart

Décio Santos Rinaldi (1907-1990) foi um coreógrafo e bailarino, nascido em Ibaté, São Paulo, que ficou conhecido por ter sido um dos pioneiros da dança no Brasil. Iniciou seus estudos artísticos em São Paulo, na escola de balé clássico de Eugenie de Villeneuve e de danças de salão, de Luísa Leitão. Entre 1927 e 1928, se mudou para o Rio de Janeiro para estudar na primeira Escola Municipal de Bailados do Brasil, aberta em 1927 por Maria Olenewa. Três anos depois foi para Paris onde especializou-se em balé clássico com as professoras Lubov Egorova e Olga Preobrajenska, personalidades importantes nos teatros imperiais russos. Ao retornar ao Brasil, atuou com dança nas mais diversas linguagens artísticas e se tornou o primeiro bailarino no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e de São Paulo. No final da década de 1940, inaugurou sua escola de danças na cidade de Santos. A coleção é formada por recortes de jornais, artigos e programas de espetáculos reunidos por ele ao longo de sua carreira artística. Também agrega gravações de entrevistas com Décio Stuart e outras personalidades artísticas realizadas pela professora Marília Vieira Soares entre 1987 e 1996. Data(s): 1928-1996. Dimensão e suporte: 0,23 metros lineares de documentação textual e 5 fitas microcassete.