O AEL organizará no próximo dia 29 de março, às 14h, a palestra Ditadura Nunca Mais, com profª Drª Ana Maria de Almeida Camargo, historiadora que participou da organização do projeto Brasil: Nunca Mais, desenvolvido pelo Conselho Mundial de Igrejas e pela Arquidiocese de São Paulo nos anos oitenta, sob a coordenação do Rev. Jaime Wright e de Dom Paulo Evaristo Arns.
Na atual conjuntura se faz necessário refletir o período sombrio da Ditadura Civil-Militar de 1964 e o papel da sociedade civil organizada para defender os direitos humanos e a democracia. Para falar conosco sobre como foi viver esse importante projeto para a democracia brasileira, convidamos a profª sênior do Departamento de História da USP, que auxiliou na organização do projeto que denunciou ao mundo a realidade da ditadura no Brasil.
O projeto Brasil: Nunca Mais foi um importante marco na luta contra a ditadura civil-militar de 1964, ao copiar clandestinamente processos de presos políticos no Superior Tribunal Militar, organizar e difundir, denunciando as torturas, assassinatos e arbitrariedade dos militares. Os 707 processos copiados estão depositados no AEL e foram por muitos anos fontes imprescindíveis de pesquisas sobre a ditadura de 1964 e de provas para presos e familiares.
DITADURA NUNCA MAIS
Data: 29/3/23 às 14h00
Local: Auditório Fausto Castilho (IFCH/UNICAMP).
Rua Cora Coralina, 100
Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo - Campinas/SP
Transmissão online: canal do IFCH no Youtube @ifchunicamp1