Homenagem a João Zinclar

Na última sexta-feira, dia 14/4, a Câmara de Vereadores de Campinas recebeu a Homenagem Póstuma ao Fotógrafo João Zinclar realizada pelo o mandato da vereadora Guida Calixto (PT), presidente da Comissão de Educação e Esportes da Câmara.

O evento, presidido pela vereadora, contou com a participação de Sônia Fardin, coordenadora do grupo gestor do Acervo João Zinclar e Humberto Innarelli, coordenador do AEL.

Além dos participantes da mesa, companheiros de luta na área da cultura e movimento operário tomaram a palavra para homenagear o artista da fotografia, que se intitulava um operário da fotografia, ainda muito importante para as lutas sociais mesmo depois de 10 anos de seu falecimento. Para Fardin, o Acervo João Zinclar continua ativo, fornecendo informações sobre as lutas da classe trabalhadora, sobre os saberes produzidos e exercitados pela classe. Innarelli ressaltou a importância de homenagens públicas para ajudar instituições culturais a buscar esforços e projetos para preservar a memória.

Calixto se mostrou muito emocionada ao relembrar a trajetória de João e a importância dele para as lutas sociais em Campinas e para ela. Calixto ressaltou ainda, o compromisso do mandato em apresentar projetos de emendas impositivas para a área de memória, com especial atenção ao tombamento das ruínas da Igreja Nossa Senhora do Rosário.

A íntegra do evento está disponível no endereço https://www.youtube.com/watch?v=I-1NGzZmQyA