8/1 - LEMBRAR PARA QUE NÃO SE ESQUEÇA, PARA QUE NUNCA MAIS ACONTEÇA!

No ano em que lembramos os 60 anos do Golpe Militar de 1964, que suplantou a democracia no país, precisamos comemorar o primeiro aniversário da vitória da democracia frente a tentativa de golpe do 8/1, o Dia da Infâmia.

A celebração da defesa dos direitos humanos e sociais não pode ser feita sem que sejam lembrados e saudados os ativistas e movimentos sociais que dedicaram a existência na criação de um Estado Democrático de Direito. Essa é uma das missões do AEL que em 2024 celebrará seus 50 anos preservando e difundindo a memória e luta daqueles que durante ditaduras e democracias construíram a seu tempo a noção de direitos sociais que hoje compreendemos fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

O AEL celebra a vitória daqueles que lutam pela justiça social e democracia e se compromete mais uma vez com a memória e história destas conquistas.

Arquivo Edgard Leuenroth-AEL
Centro de Pesquisa e Documentação Social
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Universidade Estadual de Campinas

Foto: Solenidade de promulgação da nova Constituição Brasiliera. Brasilia,5/10/1988. Acervo Voz da Unicamp/AEL.
Autor: Roosewelt Pinheiro, pela Agência Radiobras.