Experiências e Resistências de Mulheres na Ditadura

[ATUALIZADO]

Dia 10 de abril, às 15h, o AEL e o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp realizarão um debate virtual sobre a participação política das mulheeres na resistência à ditadura civil-militar de 1964. O evento está inserido nas celebrações dos 50 anos de fundação do AEL e nas memorações dos 60 anos do Golpe Civil Militar.

A mesa com a participação de pesquisadoras que estudaram experiencias de mulheres no  período da ditadura, será transmitido pelo canal do facebook do IFCH com a intermediação do diretor do AEL, Mário Medeiros, e da diretora adjunta, Bárbara Castro.

Sobre as participantes:

Maria Lygia Quartim de Moraes é professora do IFCH e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu, ambos da Unicamp. Presidiu a Comissão da Verdade e Memória Octávio Ianni da Unicamp (2013-2015).

Danielle Tega - Atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGS-UFGD), Integrou a Comissão da Verdade e Memória Octavio Ianni da Unicamp (2013-2015) e o projeto Documentos e Memórias da Repressão Militar e da Resistência Política - Brasil, 1964-1982 (bolsa CNPq, 2003-2007).

Maria Cláudia Badan Ribeiro - Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), pós-Doutora pelo Instituto de Altos Estudos da da América Latina, IHEAL-Sobonne Nouvelle (2012-2013).

Maira Abreu - Mestre em Sociologia pela Unicamp. Atualmente é Attaché temporaire d'enseignement et de recherche (professora substituta) na Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis.