Guia do Acervo

Apresenta o resumo de alguns conjuntos documentais para divulgação do acervo. Inclui link de acesso aos instrumentos de pesquisa e documentos digitalizados.

Consulte as ferramentas de pesquisa online para mais informações sobre os fundos.

Internacional Comunista

A história da Internacional Comunista (1919-1943) tem estreita relação com a criação da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), em 1864. Diversas organizações operárias dos países europeus integravam a AIT, que tinha como principal líder Karl Marx. A repressão e divergências internas enfraqueceram a organização, que foi extinta em 1876. Em 1889, foi criada em Paris a II Internacional dos Trabalhadores, a doutrina marxista era seguida pela direção, mas coexistiam diferentes correntes do movimento operário em seu interior. Após o fim da Primeira Guerra Mundial, as divergências vieram à tona e desestabilizaram a unidade da associação. Em 1919, foi criada a III Internacional, com o objetivo de estabelecer uma União Mundial de Repúblicas Socialistas Soviéticas. O Partido Comunista da União Soviética emitia suas diretrizes, que deveriam também ser seguidas por todos os seus filiados, inclusive pelo Partido Comunista do Brasil. Em 1943, a Internacional Comunista foi dissolvida com a finalidade de tranquilizar os aliados ocidentais da União Soviética. A coleção contém atas de reuniões e resoluções das diversas comissões e secretariados, apresentando a conjuntura do PCB; discursos e informes de representantes brasileiros em Congressos da Internacional; pareceres e informações sobre os movimentos de 1935; correspondência do Comitê Central do PCB com o Comitê Executivo da Internacional e documentos sobre ação e participação dos comunistas. Data(s): 1922-1939. Dimensão e suporte: 10 rolos de microfilmes contendo aproximadamente 1500 documentos.

                                                                                                                                 Descrição detalhada: ReDiSAP

                                                                                                                                 Documentos digitalizados 

Partido Comunista Brasileiro

O Partido Comunista Brasileiro foi fundado na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, em 25 de março de 1922, com o nome de Partido Comunista do Brasil. Seu congresso de criação reuniu operários e intelectuais do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, grande parte advindos da militância anarquista. De âmbito nacional, teve como objetivo principal promover no Brasil uma revolução proletária que substituísse a sociedade capitalista pela sociedade socialista. Ainda em junho de 1922 foi colocado na ilegalidade, condição em que passaria a maior parte de sua existência. Da matriz original emergiram uma série de partidos importantes na dinâmica política brasileira: o Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Partido Popular Socialista (PPS) e o próprio PCB atual, além de todos os grupos de matriz trotskista e estalinista que surgiram e desapareceram desde então. O conjunto documental é formado por jornais e revistas editados e recebidos pelo partido, relatórios, circulares, boletins, atas, resoluções, etc. Os microfilmes trazem cópias de documentos enviados pelo PCB à Internacional Comunista com informações sobre a organização de movimentos ligados àquela organização, além de materiais sobre a participação de voluntários brasileiros nas brigadas internacionais. Já as gravações em vídeo-cassete registram eventos diversos realizados pelo PCB como entrevistas de militantes, atos políticos, convenções, etc. Data(s): [1922-1991]. Dimensão e suporte: 1594 livros, 116 folhetos, 189 títulos de periódicos, 147 fitas de videocassete, 10 rolos de microfilmes e 21 pacotes com documentação textual em quantidade ainda não avaliada.

                                                                                                                                  Descrição detalhada: ReDiSAP