Guia do Acervo

Apresenta o resumo de alguns conjuntos documentais para divulgação do acervo. Inclui link de acesso aos instrumentos de pesquisa e documentos digitalizados.

Consulte as ferramentas de pesquisa online para mais informações sobre os fundos.

Arquivo Edgard Leuenroth

O Arquivo Edgard Leuenroth – Centro de Pesquisa e Documentação Social (AEL) iniciou suas atividades em 1974 com a chegada da coleção de documentos impressos reunidos por Edgard Leuenroth (1881-1968), jornalista e militante anarquista. Então, tais fontes foram adquiridas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com o intuito de constituir um centro de documentação que possibilitasse acesso às fontes primárias necessárias aos trabalhos do então recém-criado programa de pós-graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Ao longo de sua história, o AEL vem cumprindo seus objetivos de atender a demanda acadêmica e preservar registros históricos da sociedade. Além do acervo que o originou, recebeu outros tantos ligados à história social, política e cultural do Brasil e da América Latina. Este conjunto compreende a documentação proveniente das atividades do AEL ao longo de sua história, como cartazes e fotografias de eventos, publicações e entrevistas com titulares e doadores de acervos. Data(s): 1974- 

Descrição detalhada: ReDiSAP

Edgard Leuenroth

Edgard Frederico Leuenroth (1881-1968) foi tipógrafo, jornalista e um dos principais militantes anarquistas do Brasil durante o período da Primeira República. Fez da imprensa sua principal ferramenta de atuação ao passo em que fundou, dirigiu, colaborou, foi redator ou editor responsável de diversas publicações periódicas, tais como: O Trabalhador Gráfico, A Terra Livre, A Lucta Proletaria, Folha do Povo, A Lanterna, A Guerra Social, O Combate, A Capital, Spartacus, A Plebe, Voz do Povo, entre muitas outras. Desempenhou papel de destaque na greve geral de 1917 ocorrida na cidade de São Paulo. Participou também da fundação de diversas entidades vinculadas a imprensa ou ao movimento operário, entre as quais: União dos Trabalhadores Gráficos, Federação Operária de São Paulo, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de São Paulo, Associação Paulista de Imprensa, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo e Associação Paulista de Propaganda. Atuou ainda como arquivista nas redações de alguns jornais de São Paulo e Rio de Janeiro. O conjunto é constituído pela documentação produzida e acumulada por Edgard Leuenroth no decorrer de sua militância anarquista e no exercício de seu ofício de jornalista, além de raras publicações periódicas do início do século XX, folhetos de organizações de trabalhadores e obras clássicas sobre anarquismo, filosofia, religião, política e história. Data(s): 1905-1968 (com lacunas). Dimensão e suporte: 2.233 livros, 1.185 folhetos, 1.231 títulos de periódicos, 1.143 documentos textuais, 211 documentos iconográficos (201 fotografias, 1 álbum, 1 caricatura, 2 cartelas de selos postais e 6 mapas), 34 documentos tridimensionais (28 flâmulas, 2 medalhas, 2 brindes e 2 crachás) e 1 documento fonográfico (1 fita cassete).

                                                                                                                               Descrição detalhada: ReDiSAP

                                                                                                                                Documentos digitalizados