Conversa entre a Rede de Arquivos de Mulheres e o Arquivo Edgard Leuenroth
No dia 30 de outubro ocorreu uma conversa virtual entre a Rede de Arquivos de Mulheres (RAM) e o Arquivo Edgard Leuenroth (AEL), representado pela diretora adjunta Bárbara Castro, que apresentou os conjuntos documentais do acervo do AEL doados por mulheres, pesquisadoras e/ou ativistas. A Rede Arquivos de Mulheres (RAM) reúne pessoas que pesquisam sobre arquivos, mulheres e memória, institucionalizadas ou independentes e profissionais atuantes em arquivos, bibliotecas, museus e demais instituições de patrimônio que têm interesse em visibilizar, valorizar e refletir sobre arquivo
Horário excepcional de atendimento
Devido a problemas de manutenção do ar condicionado e visando atender a condições adequadas de acesso, trabalho e preservação documental, o Arquivo Edgard Leuenroth/AEL estará aberto ao público somente pela manhã (9h às 12h), período em que as temperaturas estão mais amenas.
Para facilitar e otimizar o processo de consulta, recomendamos o contato prévio para agendamento e esclarecimentos pelo email aeldigit@unicamp.br.
Atenção
Nos dias 27 e 28 de agosto o AEL estará fechado, por acasião das comemorações dos 50 anos.
Convidamos todos e todas a participarem das atividades.
Dia 27/8 no Centro de Convenções das 9h às 17h30
Dia 28/8 no IFCH das 9h às 17h
AEL: 50 anos preservando a memória social e as lutas por direitos na Unicamp
Dias 27 e 28 de agosto celebraremos os 50 anos do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL).
O AEL foi fundado em 1974, durante a ditadura civil-militar, com a chegada do acervo do militante anarquista Edgard Leuenroth, que dá nome ao arquivo. Reconhecido como o guardião da memória operária de seu tempo, Leuenroth colecionou um vasto conjunto documental sobre o movimento operário, sindical e anarquista do início do século XX. Esse acervo ditou a vocação do arquivo: preservar as memórias das lutas por direitos e pela democracia.
AEL 50
O Arquivo Edgard Leuenroth comemora hoje 50 anos. Desde sua corajosa fundação, em meio à ditadura civil-militar, com o acervo do intelectual anarquista e ativista que lhe dá nome, sua missão tem sido a preservação e disseminação da memória social e das lutas por direitos humanos. Preservamos as muitas memórias de movimentos sociais no Brasil e do exterior, de organizações culturais, acervos de intelectuais, de lutas contra ditaduras e violações de direitos humanos, entrevistas com protagonistas daqueles contextos.
Arquivologia solidária: Apoio aos Arquivos do Rio Grande do Sul
Junte-se a nós em um evento online exclusivo onde especialistas em arquivos e preservação digital se unem para apoiar os arquivos afetados pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul. Uma oportunidade única para aprender, colaborar e contribuir com uma causa importante.
Quando?
17 a 21 de Junho de 2024
Militância Política e Luta Armada no Brasil: as entrevistas no acervo do AEL
[ATUALIZADO]
Dia 8 de maio, próxima quarta-feira às 14h, o AEL realizará com o apoio da Coordenação de Extensão do IFCH o seminário virtual ‘Militância política e luta armada no Brasil: as entrevistas no acervo do AEL’. O objetivo da mesa é divulgar a coleção homônoma do AEL que contém entrevistas com militantes da luta armada, líderes estudantis e exilados atuantes na resistência à Ditadura Civil-Militar de 1964, realizadas por acadêmicos do IFCH entre 1985 a 2006: Denise Rollemberg, Jean Sales, Marcelo Ridenti e Mário Medeiros.
COMUNICADO Horário de funcionamento
Devido a problemas na climatização do AEL o horário de funcionamento foi reduzido, a partir de 15/04 retornaremos ao horário normal de segundo a sexta das 9h às 17h.
Seminário | A Preservação de Documentos Digitais nos Arquivos, Centros de Documentação e Bibliotecas da Unicamp” e Lançamento do Livro “Cryptex da preservação digital”
O seminário tem como objetivo discutir a importância da promoção de políticas e ações integradas de preservação de documentos digitais em acervos permanentes de Arquivos, Centros de Documentação e Bibliotecas no âmbito da Unicamp.
Evento voltado para profissionais e estudantes das áreas de Ciências da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Tecnologia da Informação, gestores públicos e público entusiasta da área de preservação digital – Unicamp e Externo.