Bibliotecária Sandra granha Prêmio PAEPE 2025

Enviado por difusao em

Em dezembro ocorreu a edição 2025 do Prêmio PAEPE da Unicamp. A premiação tem como objetivo celebrar anualmente projetos de destaques desenvolvidos por servidores técnico-administrativos da Unicamp, nas modalidades geral e local. Neste ano a bibliotecária Sandra Ap. Pereira, do Atendimento e Apoio à Pesquisa do AEL, foi condecorada na modalidade local (IFCH) pelo desenvolvimento de um aplicativo para a padronização de cadastros de usuários e garantir acesso rápido às informações dos mais de 200 conjuntos documentais do nosso acervo.

O projeto premiado, “AppSheet: aprimoramento do atendimento no AEL com a criação de um aplicativo no-code” criou uma base de complementar ao Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp (ReDiSAP), construiu um vocabulário controlado e automatizou o cadastro e solicitações dos pesquisadores. Segundo Sandra, o app auxilia a equipe do atendimento com informações confiáveis, atualizadas, organizadas de forma prática e amigável, superando a fragmentação das informações sobre os diferentes fundos e coleções.

Ao utilizar a plataforma AppSheet, integrada ao Google Workspace licenciado pela Unicamp, a servidora criou uma ferramenta digital com autonomia, replicável inclusive por setores pequenos e sem apoio de desenvolvedores, uma vez que dispensa programação.

O sistema foi construído a partir de planilhas estruturadas no Google Sheets, que permite integrar outras ferramentas Google utilizadas na rotina do trabalho, como Drive, Agenda, Docs e Forms. Essa integração possibilita a sincronização automática dos dados, o acesso remoto e atualizações em tempo real, fortalecendo a eficiência e a fluidez do atendimento prestado pelo AEL. Dividido em 3 módulos, a equipe do atendimento consegue visualizar e gerir pelo aplicativo  o cadastro de pesquisadores, a solicitação automatizada de documentos e todas informações disponíveis sobre o acervo, sistematizadas com vocabulário controlado, hiperlinks de acesso digital e localização física de originais.

A construção do aplicativo se deu de forma colaborativa, com o envolvimento da equipe de tratamento da informação, que contribuiu para a conferência dos dados, validação das informações e uso da ferramenta como apoio às suas atividades.

O AEL parabeniza a servidora Sandra pela iniciativa e premiação.

Imagem
Data