Adriana Stella participa de intercâmbio na Argentina

Enviado por difusao em

No mês de março a Adriana Stella, funcionária do Atendimento do AEL, participou do programa de intercâmbio de funcionários da Unicamp. O edital de intercâmbio, gerido pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais da UNICAMP (DERI), tem o objetivo de promover a internacionalização da Unicamp, por meio de parceria e troca de experiências.

Adriana passou três semanas em universidades argentinas UNNE (Universidad Nacional del Nordeste) e UNRN (Universidad Nacional de Río Negro), passando pelas cidades de Resistência (província de Chaco), Viedma e Bariloche (província de Río Negro). O projeto inicial era voltado para a troca de experiências no contexto do programa de pós-graduação em Antropologia, criando vínculos e contatos com as instituições para ampliar as relações de redes do programa e da Unicamp.

Com foco especial nas experiências de inovação tecnológica após o pico da pandemia de covid-19 e na inclusão de setores vulneráveis no ensino superior latino americano, por meio do ingresso e permanência da população negra, indígena, feminina e LGBT. Destaca-se nesse contexto o acesso universal ao ensino superior na Argentina, uma diferença de ingresso frente à realidade brasileira.

O projeto foi desenvolvido com o apoio e sob orientação das Professoras Taniele Rui e Nashieli Rangel Loera, bem como da diretora do IFCH, Profa. Andréia Galvão. Em janeiro de 2023, Adriana muda sua lotação para o AEL e toda equipe, especialmente, o coordenador de serviço Humberto Celeste Innarelli e Silvia Rosana Modena Martini, supervisora da seção, juntamente com a direção composta pelo Prof. Mário Augusto Medeiros da Silva e a Profa. Bárbara Geraldo de Castro, apoiaram o projeto. Com esta nova lotação e novos apoios, outras ideias somaram-se ao projeto e o relatório final será apresentado formalmente à direção do AEL e do IFCH, bem como à Unicamp em forma de prestação de contas.