Donald Pierson

Donald Pierson (1900-1995) foi um sociólogo estadunidense que se destacou como um dos expoentes da denominada Escola de Chicago, linha sociológica norte-americana com forte influência no Brasil. Obteve seu doutoramento em 1939, com uma tese sobre as relações raciais no estado brasileiro da Bahia. Posteriormente, publicou importantes obras, dentre elas: Negros in Brazil (1942, traduzida para o português em 1945 sob o título Brancos e Pretos na Bahia), Cruz das Almas (1953), Race Relations in Portuguese America (1955) e Teoria e Pesquisa em Sociologia (1965). Atuou como professor convidado e posteriormente como coordenador na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo. Foi responsável também pela coleção de Ciências Sociais da biblioteca dessa mesma instituição. A partir de 1946, fez parte do Instituto de Antropologia da Smithsonian Institution. O conjunto é formado por expressiva documentação referente às suas atividades enquanto docente e pesquisador em diversas instituições no Brasil. Contém também correspondência com intelectuais brasileiros e documentação referente ao intercâmbio cultural com instituições estrangeiras. Data(s): 1939-1959. Dimensão e suporte: 2 metros lineares de documentação textual (77 pastas suspensas).