IDORT – Instituto de Organização Racional do Trabalho

O Instituto de Organização Racional do Trabalho (IDORT) foi criado em 1931 por um grupo de empresários brasileiros com o objetivo de disseminar no país uma organização científica e racionalista do trabalho, nos moldes do modelo taylorista norte-americano. Nesse sentido, contou com o apoio da Associação Comercial de São Paulo para desenvolver em empresas particulares projetos ligados a aspectos organizacionais e de formação profissional. A partir de 1934, dirigiu suas atividades também para a administração pública, implantando a Reorganização Administrativa do Governo do Estado (RAGE), inicialmente em São Paulo, e depois nos estados do Paraná, Pernambuco e Goiás. Em 1941, foi responsável pela estruturação do Centro Ferroviário de Ensino e Seleção Profissional (CFESP) e, em 1942, pela criação do Curso de Organização Racional do Trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Durante muito tempo as publicações do IDORT foram uma referência nacional em gestão de processos de trabalho e treinamento de recursos humanos. O conjunto é constituído por materiais pertinentes ao estudo do processo de modernização e desenvolvimento industrial no Brasil, tais como: relatórios; gráficos relativos às RAGE de diversos estados; textos utilizados em cursos de formação ou oriundos de seminários sobre administração, comércio exterior, auditoria, finanças, legislação, marketing, planejamento, psicologia, entre outros; além de livros que pertenciam à biblioteca do IDORT. Data(s): 1934-1961.Dimensão e suporte: 14 metros lineares de documentação textual, 3.500 publicações, 1 folheto, 6 títulos de periódicos, além de 24 caixas-arquivo e 4 pastas em grande formato de documentação não avaliada.