Oswaldo Sevá

Arsênio Oswaldo Sevá Filho (1948-2015) foi um engenheiro, pesquisador e militante das causas ambientais, com importantes trabalhos sobre o impacto de grandes projetos de infraestrutura sobre o meio ambiente e as comunidades ribeirinhas. Graduado em Engenharia Mecânica de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, obteve o doutorado em Letras e Ciências Humanas pela Universidade de Paris-I Panthéon-Sorbonne, em 1982, com pesquisa sobre os aspectos políticos e geográficos dos investimentos internacionais em eletricidade, mineração e metalurgia. Entre 1976 e 1986, atuou como professor do Centro de Tecnologia da UFPB, em João Pessoa. Em 1991, foi admitido no quadro docente permanente da Universidade Estadual de Campinas, integrando o Departamento de Energia da Faculdade de Engenharia Mecânica. Foi pesquisador de destaque no cenário nacional e internacional em questões relacionadas ao meio ambiente, realizou o mapeamento de riscos ambientais em diferentes regiões brasileiras e trabalhou junto a diversas entidades ligadas à causa ambiental. Também se tornou uma referência por assessorar entidades como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), bem como trabalhadores das grandes obras e empreendimentos dos setores energéticos. O conjunto contém textos, relatórios, planos de aulas, projetos de pesquisa, livros, periódicos, fotografias, material audiovisual, entre outros documentos relacionados à atuação acadêmica e profissional do titular. Data(s): [1970-2015]. Dimensão e suporte: 138 fitas de vídeo, 2 fitas-cassete, 215 CD’s, 26 DVD’s, 118 películas cinematográficas, 8 fitas magnéticas de áudio, 4 posters em madeira, 1 adereço indígena emoldurado, 1 projetor de V8, 1 filmadora, carretéis vazios para projeção, amostras de petróleo, 171 caixas-arquivo, 8 pastas em grande formato e 3 pacotes de documentação em papel não avaliada.