Paschoal Lemme

Paschoal Lemme (1904-1997), engenheiro de formação, foi um dos mais importantes e conceituados educadores brasileiros, responsável por inovar a visão sociológica da educação e o papel da escola dentro da sociedade. Atuou na rede pública como professor, administrador e idealizador de mudanças no sistema de ensino. No fim da década de 1920, participou ativamente na reforma da instrução pública junto de Fernando de Azevedo e da equipe de Anísio Teixeira, na Diretoria de Instrução Pública do Distrito Federal (1931-1935). Foi pioneiro na educação de adultos enquanto dirigia a Superintendência dos Cursos de Continuação e Aperfeiçoamento, além de promover cursos supletivos na União Trabalhista. Em 1934, foi um dos autores do Manifesto dos Inspetores de Ensino do Estado do Rio de Janeiro, clamando por mudanças estruturais e ideológicas no ensino público. Em 1936, foi responsável pela direção da Superintendência da Educação de Adultos, momento em que foi preso sob a acusação de ministrar um curso com orientação marxista aos operários. Paschoal Lemme recebeu diversos prêmios e honrarias, como a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Educativo (1993) e o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Fluminense (1955). O conjunto documental é constituído por livros teóricos de temática marxista, textos dos partidos comunistas da URSS e da China, exemplares da Revista de Educação e Política, além de folhetos de órgãos educacionais. Data(s): Décadas de 1920 a 1940 (período predominante). Dimensão e suporte: Cerca de 2.000 publicações, textos manuscritos e fotografias em quantidade não avaliada.