Ação Integralista Brasileira e fascismo internacional por Helgio Trindade

Helgio Henrique Casses Trindade (1939- ) é um cientista político brasileiro que se tornou referência nos estudos sobre o movimento político integralista no país a partir de larga pesquisa que realizou sobre o tema, a qual culminou em sua tese de doutoramento defendida em 1971 na Universidade de Sorbonne, Paris, e que foi publicada no Brasil em 1974 com o título Integralismo: o fascismo brasileiro dos anos 30. Ex-reitor e professor emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi também reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Consejo Superior Internacional de la Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y Acreditación (ANECA/Espanha) e do Consejo de Administración del Instituto Internacional para la Educación Superior en América Latina y el Caribe (IESALC/UNESCO). A coleção é composta por livros e folhetos sobre a Ação Integralista Brasileira (AIB) e o fascismo internacional, entrevistas gravadas por Helgio Trindade com ex-dirigentes e militantes da AIB, periódicos e alguns documentos avulsos. Data(s): 1925-2011 (predominante 1930-1980). Dimensão e suporte: 426 livros, 9 folhetos, 4 trabalhos acadêmicos, 20 títulos de periódicos, 6 objetos tridimensionais, 14 fotografias, 49 fitas sonoras, além de 4 caixas-arquivo e 2 pastas em grande formato de documentação textual não avaliada.

Descrição detalhada: ReDiSAP