O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) foi fundado em 1942, em São Paulo, por Auricélio Penteado, proprietário da Rádio Kosmos, que pretendia conhecer os índices de audiência de sua emissora. Ao constatar que sua rádio não era a das mais ouvidas, passou a dedicar-se exclusivamente às pesquisas. A partir de então, o Ibope passou a realizar pesquisas de mídia, opinião pública, política, consumo, comportamento, mercado, marca, propaganda e internet, caracterizando-se como fornecedor de informações para a tomada de decisões de marketing, propaganda e mídia, nas esferas empresarial, política e governamental. Atuou amplamente no território brasileiro e foi uma multinacional de destaque nesse ramo na América Latina. Em 2015, após parte da empresa ser vendida, as atividades de pesquisas de opinião e de mercado do antigo Ibope deram origem ao Ibope Inteligência. Contudo, depois de o mesmo encerrar suas atividades em 2021, deu-se o surgimento de uma nova entidade de pesquisas, o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria). O conjunto é constituído por relatórios das pesquisas efetuadas a partir da década de 1940 até o ano de 2003. Contém as pesquisas regulares, desdobradas em: pesquisas de audiência de rádio e televisão; pesquisas de hábitos de leitura e venda de jornais e revistas, realizadas pelo Ibope Mídia; e as pesquisas de hábitos, consumo e opinião, realizadas pelo Ibope Opinião. Data(s): 1942-2003. Dimensão e suporte: 297 metros lineares de documentação textual, equivalente a 56.467 relatórios de pesquisas. Parte dos relatórios encontra-se encadernada em 484 volumes e foi reproduzida em 369 rolos de microfilmes 16mm.
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