evento

Atenção

Enviado por difusao em

Nos  dias 27 e 28 de agosto o AEL estará fechado, por acasião das comemorações dos 50 anos.

Convidamos todos e todas a participarem das atividades.

Dia 27/8 no Centro de Convenções das 9h às 17h30
Dia 28/8  no  IFCH das 9h às 17h

AEL: 50 anos preservando a memória social e as lutas por direitos na Unicamp

Enviado por difusao em

Dias 27 e 28 de agosto celebraremos os 50 anos do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL).

O AEL foi fundado em 1974, durante a ditadura civil-militar, com a chegada do acervo do militante anarquista Edgard Leuenroth, que dá nome ao arquivo. Reconhecido como o guardião da memória operária de seu tempo, Leuenroth colecionou um vasto conjunto documental sobre o movimento operário, sindical e anarquista do início do século XX. Esse acervo ditou a vocação do arquivo: preservar as memórias das lutas por direitos e pela democracia. 

Arquivologia solidária: Apoio aos Arquivos do Rio Grande do Sul

Enviado por difusao em

Junte-se a nós em um evento online exclusivo onde especialistas em arquivos e preservação digital se unem para apoiar os arquivos afetados pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul. Uma oportunidade única para aprender, colaborar e contribuir com uma causa importante.

Quando?

17 a 21 de Junho de 2024

Militância Política e Luta Armada no Brasil: as entrevistas no acervo do AEL

Enviado por difusao em

[ATUALIZADO]

Dia 8 de maio, próxima quarta-feira às 14h, o AEL realizará com o apoio da Coordenação de Extensão do IFCH o seminário virtual ‘Militância política e luta armada no Brasil: as entrevistas no acervo do AEL’. O objetivo da mesa é divulgar a coleção homônoma do AEL que contém entrevistas com militantes da luta armada, líderes estudantis e exilados atuantes na resistência à Ditadura Civil-Militar de 1964, realizadas por acadêmicos do IFCH entre 1985 a 2006: Denise Rollemberg, Jean Sales, Marcelo Ridenti e Mário Medeiros.

 

Experiências e Resistências de Mulheres na Ditadura

Enviado por difusao em

[ATUALIZADO]

Dia 10 de abril, às 15h, o AEL e o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp realizarão um debate virtual sobre a participação política das mulheeres na resistência à ditadura civil-militar de 1964. O evento está inserido nas celebrações dos 50 anos de fundação do AEL e nas memorações dos 60 anos do Golpe Civil Militar.

Os desafios para a promoção da memória negra e o enfrentamento ao racismo e ao fascismo

Enviado por difusao em

O Projeto Afro Memória - Afro Cebrap, o Arquivo Edgard Leuenroth e o Cemi Unicamp promovem palestra de Michael Hanchard (Universidade da Pensilvânia), com o tema Os desafios para a promoção da memória negra e o enfrentamento ao racismo e ao fascismo, dia 14 de junho, às 14h30 no Auditório Fausto Castilho.

O evento terá mediação de Mário Medeiros (Unicamp) e Paulo Ramos (USP).

Homenagem a João Zinclar

Enviado por difusao em

Na última sexta-feira, dia 14/4, a Câmara de Vereadores de Campinas recebeu a Homenagem Póstuma ao Fotógrafo João Zinclar realizada pelo o mandato da vereadora Guida Calixto (PT), presidente da Comissão de Educação e Esportes da Câmara.

O evento, presidido pela vereadora, contou com a participação de Sônia Fardin, coordenadora do grupo gestor do Acervo João Zinclar e Humberto Innarelli, coordenador do AEL.

DITADURA NUNCA MAIS!

Enviado por difusao em

O AEL organizará no próximo dia 29 de março, às 14h, a palestra Ditadura Nunca Mais, com profª Drª Ana Maria de Almeida Camargo, historiadora que participou da organização do projeto Brasil: Nunca Mais, desenvolvido pelo Conselho Mundial de Igrejas e pela Arquidiocese de São Paulo nos anos oitenta, sob a coordenação do Rev. Jaime Wright e de Dom Paulo Evaristo Arns.